Acesso Restrito | Telefone e Whatsapp (54) 3522-2466 | Área do aluno

Aeroclube de Erechim promove treinamento e simulação de acidente aéreo

Na data do dia 23/03/2013 pela manhã, próximo às 9h, os alunos do curso preparatório para Piloto Privado do Aeroclube de Erechim foram surpreendidos com o aviso de um acidente aéreo no local. Depois de passado o susto inicial, eles descobriram que a ação se tratava de uma simulação organizada pelas professoras do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco, que através de uma parceria com a Escola de Aviação, ministram as disciplinas de Primeiros Socorros e Combate a Incêndio.

De acordo com a professora Denise Pasquatto a ideia é avaliar como os alunos do curso reagiriam numa situação real, tanto na parte de combate ao incêndio e nos primeiros socorros às vítimas, quanto na aproximação da aeronave e no isolamento do local. “Para tornar a atividade mais real, entramos em contato com o Corpo de Bombeiros e o Samu que atenderam nosso pedido e se prontificaram a protagonizar a ação, colocando em prática todos os procedimentos exigidos nestes casos”, comentou a professora.

O Presidente do Aeroclube Valmir Badalotti, também foi pego de surpresa. “Apesar do susto, fiquei satisfeito com a atividade, pois a segurança operacional dentro de uma escola de aviação é primordial. O ideal é que todos os instrutores, pilotos e alunos possam participar disto e conheçam os procedimentos básicos em caso de um acidente real”, afirmou Badalotti. O aluno do Aeroclube Alexsandro Rotava participou da simulação como uma das vítimas do acidente. Para ele a experiência foi única, “pois pudemos observar na prática qual o procedimento correto nestes casos, e o que aprendemos com o treinamento em sala de aula”.

Ao término das atividades, as professoras do curso Técnico em Segurança do Trabalho e os bombeiros que atuaram no local, avaliaram as atitudes dos alunos, assinalaram os pontos positivos e negativos, e repassaram algumas recomendações. Atualmente, a Escola de Aviação do Aeroclube conta com duas turmas, num total de 40 alunos, que se preparam para as provas teóricas da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Depois de aprovados eles iniciarão as aulas práticas.
anac
haco
cenipa
redemet
aisweb